Debate para prefeito de Belém tem provocações, indiretas e discussões sobre transporte, lixo e outros problemas da cidade
04/10/2024
Seis candidatos participaram do debate na sede da TV Liberal, em Belém. Foram quatro blocos em que os candidatos tiveram embates sobre as principais questões da capital paraense. Debate TV Liberal em Belém: candidatos são posicionados no estúdio
Nicksson Melo / g1
Candidatos à Prefeitura de Belém apresentaram suas propostas no debate da TV Liberal na noite desta quinta-feira (3), a três dias das eleições. Houve indiretas, algumas trocas de farpas e eles também discutiram problemas da cidade, como o transporte público, o lixo, entre outros temas.
Com mediação da apresentadora Priscilla Castro, o debate durou duas horas e 40 minutos, sendo transmitido ao vivo, de Belém, pela TV Liberal e pelo g1.
Seis candidatos participaram: Delegado Éder Mauro (PL), Delegado Eguchi (PRTB), Edmilson Rodrigues (PSOL), Igor Normando (MDB), Jefferson Lima (Podemos) e Thiago Araújo (Republicanos).
Veja como foi a transmissão do debate
Debate na TV Liberal: confira a íntegra
A TV Liberal, em Belém, convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reunião realizada na sede da TV Liberal. O debate teve quatro blocos:
1º bloco: tema livre
2º bloco: tema determinado
3º bloco: tema livre
4º bloco: tema determinado e considerações finais
Debate TV Liberal em Belém: Candidatos participam de debate decisivo no 1º turno das eleições.
Beatriz Reis / g1
Em todos os blocos, os candidatos tiveram 30 segundos para perguntar; 2 minutos e meio para responder; 1 minuto e 15 para réplica; e 1 minuto e 15 segundos para tréplica.
O primeiro e o terceiro tiveram perguntas de tema livre e a ordem dos candidatos a perguntar foi pré-determinada. Cada candidato respondia uma vez em cada bloco.
No segundo e no quarto foram vinte temas determinados, que foram sorteados ao vivo no início do bloco.
No quarto bloco, os candidatos ainda puderam fazer as considerações finais, sendo que cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos.
Primeiro bloco - tema livre
Entre os temas que surgiram neste bloco estão segurança pública, COP-30 e as feiras públicas.
Bloco1: Debate da TV Liberal com os candidatos à Prefeittura de Belém
Segundo bloco - temas sorteados
O bloco foi marcado por discussões sobre destinação do lixo, infraestrutura e macrodrenagem, saneamento e empregabilidade.
Bloco 2: Debate da TV Liberal com os candidatos à Prefeitura de Belém
Terceiro bloco - tema livre
O terceiro bloco teve embates sobre assistência social, saúde e mobilidade urbana.
Bloco 3: Debate da TV Liberal com os candidatos à Prefeitura de Belém
Quarto bloco - tema determinado
No quarto e último bloco de perguntas, houve discussões sobre turismo, cultura e saneamento básico.
Bloco 4: Debate da TV Liberal com os candidatos à Prefeittura de Belém
Considerações finais
Confira, a seguir, o que disse cada um dos candidatos na ordem sorteada:
Igor Normando
Debate na TV Liberal: considerações finais de Igor Normando (MDB)
Quero agradecer primeiramente a você Priscilla, todas da TV Liberal pela oportunidade, agradecer aos candidatos que vieram ao debate e a agradecer primeira a Deus por essa oportunidade extraordinária representar um sentimento de mudança na nossa cidade. Belém cidade extraordinária potencialidades incríveis que cresceu para todos os lados, mas precisa crescer para quem mora nela. Belém está esquecida e largada à própria sorte. É fundamental que agora nós tenhamos capacidade de não só encontrar um projeto para cidade, mas fazer uma decisão correta no próximo domingo. Por isso eu quero oferecer toda minha experiência ao longo da minha vida como Vereador, como deputado estadual, como o secretário de cidadania responsável pelas usinas da Paz. Eu tenho certeza que essa experiência acumulada, com a sensibilidade que obtive ao longo do tempo faz com que eu mereça não só uma oportunidade, mas principalmente ter a certeza de que juntos podemos transformar a nossa cidade, juntos Podemos consumir um caminho novo para Belém. Foi isso que eu encontrei em cada abraço e em cada sorriso, em cada gesto de esperança das ruas durante a nossa campanha.
Debate TV Liberal em Belém: Igor Normando faz considerações finais.
Beatriz Reis / g1
Eu sei que muitos candidatos procuraram atacar a nossa campanha por todos os lados, mas eu tenho muito orgulho de dizer que a nossa campanha é uma campanha limpa, nós nunca usamos o nosso horário Eleitoral de televisão de rádio ou um debate para atacar qualquer que seja o candidato. Nosso maior adversário são os problemas de Belém e é isso que nós vamos fazer. Nós vamos trabalhar muito para que devem possa ser resgatada e que Belém possa andar no mesmo ritmo do estado, com as parcerias certas, com o equilíbrio, com sensibilidade social e principalmente para que a gente possa fazer com que Belém construa esse novo tempo. Belém tem que se levantar. Vai se levantar e tenha absoluta certeza com uma gestão firme, qualificada e principalmente com as parcerias que a gente vai fazer pelo estado de Belém. Nós vamos fazer com que Belém volte a ser a capital da Amazônia pro Brasil e para o mundo. Pra Belém mudar no ritmo do Pará é Igor 15 prefeito de Belém e eu conto com você.
Jefferson Lima
Debate na TV Liberal: Considerações finais de Jefferson Lima (Podemos)
Eu quero falar que nós vamos trazer o CredConstrução. O Crédito Construção vai ser um braço que nós vamos dar para as pessoas com tijolo, material de construção para reformar a casa das pessoas. É um projeto que gostaria de ter falado aqui, mas ninguém perguntou. Mas quero dizer para você, minha amiga, a sua casa será construída e nós vamos fazer um projeto maravilhoso. Eles estão aqui como deputados, eu peço para você não liga para esse papo de pesquisa política, essas pesquisas mentirosas que querem a qualquer custo incutir um candidato que na verdade é marionete, que não vai fazer nada pelo povo, está apenas para cumprir uma obrigação, virou um robô aqui. Você vê que o olho dele nem pisca. Sabemos muito bem disso.
Debate TV Liberal: Jefferson Lima faz considerações finais.
Beatriz Reis / g1
Eu Jefferson Lima sou seu amigo, amigo do povo, que ajuda as crianças, os deficientes, o aniversário de Jefferson Lima. Eu quero trazer essa experiência minha, não de vereador, não de deputado. Que isso é experiência de quê? Experiência se ele trouxesse para cá recursos para gente. Não vote neles. Deixe eles como deputados para trazerem recursos para nós, porque eles já ganharam para isso, é muito importante que você faça isso. O nosso trabalho é voltado para a periferia para o povo mais carente, mobilidade urbana, saneamento, educação acessibilidade, eu peço a Deus no domingo e ilumine o nosso coração e você vota 20, Jefferson Lima prefeito de Belém.
Eder Mauro
Debate na TV Liberal: Considerações finais de Delegado Éder Mauro (PL)
Obrigado Priscilla, quero agradecer ao Grupo Liberal, agradecer ao ar condicionado que muitos não gostam, mas eu quero me dirigir a você, cidadão de bem, você mulher, você jovem de Belém. Eu quero dizer para vocês que eu vim da periferia. Morei na periferia como criança no meio da lama, no meio do caroço de açaí jogando bola no caroço de açaí, eu quero dizer para vocês que eu com 13 anos tive meu primeiro emprego com carteira assinada que na época podia. Eu tive carteira assinada, eu trabalhei e estudava, trabalhava e fazia minha vida. E graças a Deus os valores só vieram cada vez mais para mim. Quero dizer para você que como o delegado de polícia eu passei 30 anos, 30 anos na rua defendendo o cidadão de bem, defendendo a família, defendendo nossos filhos das drogas, você sabe que quando a droga chega inclusive num filho da gente não destrói só nosso filho, destrói a família como um todo e eu passei a minha vida toda defendendo isso e inclusive sofrendo atentado diante de um deles a minha esposa foi baleada.
Debate TV Liberal: Eder Mauro faz considerações finais.
Beatriz Reis / g1
Quero dizer para vocês que eu amo Belém, que eu amando o Belém não deixei como um policial deixar acontecer o que hoje acontece em Belém, o Comando Vermelho está sendo um braço do Estado para estar simplesmente aterrorizando os pequenos e médios comerciantes, fazendo com que esses comerciantes paguem a taxa da crime, que é um absurdo que se vive a isso hoje, tendo uma polícia potente como nós temos, mas que está amarrada com esse governo que está aí. Eu tenho certeza que vocês vão pensar muito, vocês sabem que nós amamos Belém, que nós vamos resolver os problemas de Belém e por resolver os problemas de Belém é que eu estou aqui hoje me dirigindo a você jovem, dirigindo a você mulher e um homem de bem, para que você pense, avalie para que você não entre naquele esquema que hoje todos nós sabemos que é um esquema de interesse familiar para que possa fazer de Belém, do Estado do Pará, a sua casa, com um único reinado. Nós vamos ser prefeito de Belém com a graça de Deus e com o apoio de cada um de vocês, porque eu tenho certeza que é o melhor para Belém. Por isso que eu tô pedindo o seu voto, número 22. Delegado Éder Mauro.
Thiago Araújo
Debate na TV Liberal: Considerações finais de Thiago Araújo (Republicanos)
Queria começar primeiramente agradecendo a Deus. A Deus por ter nos dado força, vitalidade para viver essa experiência magnífica que é representar a população da nossa cidade, que é discutir propostas e alternativas viáveis no seu futuro que está nos assistindo. Eu sou um jovem, tenho 32 anos de idade, tenho 12 anos de vida pública, fui vereador e deputado. Nunca fui envolvido em corrupção e em nada que desconstruísse a minha vida e a minha história. Eu entrei na política para fazer diferente, para construir principalmente políticas públicas para você que tá na vulnerabilidade que tá precisando do aparato do poder público. Pare, veja e reflita que o que nós iremos viver agora no próximo domingo é a garantia dos próximos quatro anos, do que nós queremos para nossa cidade.
Debate TV Liberal: Thiago Araújo faz considerações finais.
Beatriz Reis / g1
Aqui tem várias candidatos e eu saúdo e cumprimento todos, inclusive a Priscila e todos da TV Liberal, e você que está nos assistindo até esse horário da noite. Pense o que você quer para o futuro de Belém, pense o que você quer para sua vida, você mãe, você mulher, você jovem, você idoso, que precisa da prefeitura, me dê a oportunidade. Eu sou um jovem disposto, dinâmico, cristão, de princípios inegociáveis e quero transformar a nossa cidade para um ambiente muito melhor. Gratidão a todos que nos acolheram, que nos apoiaram. Reflita de um lado a gente entra no processo de polarização desta eleição. A gente tem crescido nas pesquisas tocando no coração das pessoas. Nós iremos pro segundo turno, nós chegando no segundo turno, vamos vencer as eleições. O Igor certamente estará no segundo turno pelo abuso do poder político e econômico de todo o aparato familiar que tem lhe ajudado. E eu peço a oportunidade de ultrapassar nesse momento na pesquisa o próprio delegado Eder Mauro para você ver que dois jovens disputando esse segundo turno vai ser outro nível de debate. Vai ser olho no olho, cara a cara, pra gente construir a política de verdade, e a mudança de verdade que Belém precisa, por isso no próximo domingo é 10 na cabeça e no coração e vem com a gente que a gente vai mudar Belém.
Delegado Eguchi
Debate na TV Liberal: Considerações finais de Delegado Eguchi (PRTB)
Agradecendo a Deus pela oportunidade de ser candidato a prefeito mais uma vez, agradecer ao grupo Liberal a oportunidade de poder falar sobre nossos projetos, porque de todos os candidatos aqui, eu sou o único que não tive tempo de televisão e não pude mostrar para você os projetos que são reais, viáveis, e que nós vamos fazer. Mas eu queria falar com você, eu queria fazer um compromisso com você que está nos assistindo agora. A partir de 1º de Janeiro de 2025, eu, Everaldo Eguchi, vou tirar a responsabilidade da educação do orçamento familiar, nós vamos bancar o estudo dos seus filhos e dos seus netos. De que maneira? Primeiro, vai ser passe livre nos ônibus. Estudante de escola pública não vai pagar ônibus, não é meia passagem, é zero. Segundo, nós vamos dar o kit de educação. No momento da matrícula do seu filho, do seu neto, ele vai receber o kit educação. O que é o kit educação? É uniforme, mochila, sapato, livro didático e todo o material escolar que ele vai usar durante todo o ano letivo, isso nós vamos proporcionar para retirar esse ônus do orçamento familiar que, às vezes, é tão pequeno e tem que ser dividido entre remédio, entre estudo dos seus filhos e netos.
Debate TV Liberal: Eguchi faz as considerações finais.
Beatriz Reis / g1
"Eu queria me dirigir a você que nos deu 364 mil votos em 2020, você que acreditou nos nossos projetos, continua acreditando, nós somos projetos viáveis que vão transformar Belém. Eu sou delegado de Polícia Federal, hoje classe especial, mas eu não vim de família de berço de ouro, meu pai era caminhoneiro e minha mãe dona de casa. Nós estivemos ralando muito para poder, eu estudei muito para chegar onde eu tô, estudei muito, estudei economia, me formei, estudei direito, me formei, passei um dos concursos mais difícil do Brasil, representei o Brasil na Interpol como coordenador do Brasil numa das maiores operações de crimes contra o meio ambiente e essa experiência toda eu quero colocar em prol da cidade de Belém, em prol de você. Terceiro, queria agradecer minha esposa Rosa Eguchi, uma mulher guerreira, batalhadora, e que tá sempre do meu lado. Te amo, meu amor. Eguchi 28, não esqueça."
Edmilson Rodrigues
Debate na TV Liberal: Considerações finais de Edmilson Rodrigues (Psol)
"Quero agradecer à equipe da TV, os candidatos que participaram, infelizmente outras vezes boicotaram e até faltaram debate, mas agradecer especialmente à população de Belém, que acompanha o nosso trabalho, os meus dois primeiros mandatos e este mandato que, humildemente, eu reconheço iniciamos dois bons de muita dificuldade, porque uma Covid e que nós decidimos colocar Belém entre as que mais vacinaram, segunda que mais vacinou crianças, a quinta que mais vacilou a população em geral. Salvamos muitas vidas, isso sim ficou em investimentos milionários e gerando, inclusive, algumas dificuldades posteriores, mas após essa fase Belém entrou um novo ritmo.
Debate TV Liberal: Edmilson faz considerações finais
Beatriz Reis / g1
Já são 81 escolas inauguradas, 70 com placas fotovoltaicas, energia solar, 32 com biodigestores, portanto é desenvolvimento sustentável de fato, e não apenas de blá blá blá. Valorização dos servidores, dos professores em particular que tiveram 71,2% de aumento, vivendo portanto com mais humildade dando educação de muita qualidade. A saúde avançou muito de 104 hoje são 348 equipes do Família Saudável, nós criamos um programa, o primeiro no Brasil de saúde digital, o Saúde Belém Digital que você pode acessar agora, em 24 horas por dia ter acesso a médicos, clínicos gerais, pediatras e outros profissionais durante o dia. Ao mesmo tempo o investimento de muitos milhões por conta do nosso prestígio, nossa amizade de mais de 40 anos com o Lula. Obras aqui citadas por mim como São Joaquim, como o Mata Fome, como a Bacia da Estrada Nova que recebeu recursos complementares para duplicação total da Bernardo Sayão e muitas obras com recursos de financiamento em toda a periferia de Belém. São 278 obras de drenagem e pavimentação, por isso eu peço seu voto para não deixar que a cidade corra risco."
LEIA TAMBÉM
Eleições 2024 em Belém: confira a agenda dos candidatos
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia tudo sobre as Eleições 2024 no Pará